No dia 19 de setembro de 2022, a Faculdade FAMERCOSUL se tornou signatária da Carta Aberta aos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC). O objetivo da Carta Aberta é incluir o profissional Tecnólogo em Radiologia na Portaria Interministerial MEC/MS nº 07, de 16/9/21, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação.

É inegável a importância dos profissionais tecnólogos e técnicos em Radiologia para a sociedade. Durante a pandemia por COVID-19, os profissionais da Radiologia estavam entre as categorias profissionais que compuseram a linha de frente do combate ao SARS-CoV-2, principalmente atuando na radiologia convencional em UTIs e na tomografia computadorizada.

“E em reconhecendo-se o Tecnólogo em Radiologia também como profissional de saúde, que compõe uma equipe multiprofissional, é justo que a formação tecnológica de nível superior deva ser incluída nos programas de residência multiprofissional em saúde. Já buscamos isso há algum tempo, mas esse movimento maior, esse amplo apoio à nossa categoria para que possamos integrar os programas de residência se intensificou agora”, afirma a coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FAMERCOSUL, Tecnóloga Janaina Moraes.

A Carta Aberta que solicita o reconhecimento formal da importância da categoria dos Tecnólogos em Radiologia na sociedade e sua inclusão na Portaria Interministerial MEC/MS nº 07, de 16/9/21, conta com os seguintes apoios:

- Conselho Nacional de Técnicos [e Tecnólogos] em Radiologia (CONTER);
- Associação Brasileira de Tecnólogos em Radiologia (ABTER);
- Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS);
- Associação Brasileira de Dosimetristas (ABD);
- Institutos Federais da Bahia (IFBA), de Santa Catarina (IFSC) e de Pernambuco (IFPE);
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, além de outros órgãos de classe e instituições de ensino superior e de saúde.